O Manchester United, sempre favorito na Champions League, precisava de um empate diante do Basel para avançar às oitavas de final. Mas sofreu dois gols, um no começo e outro no final do jogo, descontou quase nos acréscimos e acabou eliminado com derrota por 2 a 1 no jogo disputado na Suíça. O Basel, que já havia conquistado um 3 a 3 em Old Trafford, está nas oitavas de final.
A última vez que o Manchester United foi eliminado na primeira fase da Champions aconteceu há seis temporadas (2005-06), exatamente num grupo que tinha o Benfica, na então única queda precoce dos últimos 15 anos. Além dessa, havia só outra desclassificação no estágio inicial: 1994-95. Depois, o time vinha de boas campanhas, entre elas os títulos de 1999 e 2008 e os vice-campeonatos em 2009 e 2011.
Além disso, o time se junta ao rival Manchester City na Liga Europa. A dupla, líder e vice-líder do Campeonato Inglês (City na frente), acabaram eliminadas em situações distintas: o United perdeu para um adversário de pouca expressão no futebol europeu, enquanto o vizinho jogou no 'Grupo da Morte' e se despediu com vitória sobre o Bayern de Munique.
O gol do Basel saiu logo aos nove minutos de jogo. Smalling se chocou com Vidic e ficou no chão dentro da grande área. O lance seguiu e Shaqiri descolou cruzamento pela esquerda, De Gea cortou parcialmente e Streller pegou de primeira para abrir o placar.
No primeiro tempo, o Manchester praticamente não conseguiu atacar apesar da maior posse de bola. no início do segundo, Rooney recebeu belo passe de Giggs no meio da zaga e bateu bonito, deslocando o goleiro, mas a bola passou raspando a trave suíça.
Depois veio a resposta do time da casa. Cruzamento para o centroavante Alexander Frei, que testou firme e obrigou De Gea a fazer grande defesa. Aos 15 minutos, uma bola explodiu no travessão do time suíço, quando Steinhofer deu um belo voleio. Contra. O Manchester continuou pressionando, mas não conseguiu marcar.
Já no fim, aos 39 minutos do segundo tempo, Alexander Frei colocou números finais ao jogo. Após cruzamento, a bola atravessou toda a área inglesa e o matador fez o quinto gol dele na Champions para garantir a classificação histórica dos suíços. Aos 43, Jones aproveitou rebote e ainda descontou para o Manchester, que tentou o empate, mas não conseguiu criar chances reais de gols.
BASEL 2 x 1 MANCHESTER UNITED
Local: Estádio St. Jakob-Park, Basileia, Suíça
Data: 07/12/2011, às 17h45 (Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL)
Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (HOL)
Cartões amarelos: Xhaka e Frei (BAS), Evra e Young (MAN)
Gols: Streller, aos nove minutos do primeiro tempo, A. Frei, aos 39, e Jones, aos 43 do segundo tempo.
BASEL
Sommer; Steinhofer, Abraham, Dragovic e Park Joo Ho; Shaqiri (Stocker), Cabral, Xhaka (Chipperfield) e F. Frei; A. Frei (Kusunga) e Streller.
Técnico: Heiko Vogel
MANCHESTER UNITED
De Gea; Smalling, Ferdinand, Vidic (Evans) e Evra; Park Ji-Sung (Macheda), Giggs, Jones e Young (Welbeck); Rooney e Nani.
Técnico: Alex Ferguson

Nenhum comentário:
Postar um comentário