sábado

EUA Vence na Eliminatórias e Honduras lidera




Honduras lidera e EUA respiramHonduras chegou aos quatro pontos e se manteve na liderança do Hexagonal Final da CONCACAF ao arrancar um empate em 2 a 2 com o México depois de sair perdendo por dois gols sob um forte calor de 35º graus em San Pedro Sula. Já os Estados Unidos se recuperaram da derrota na estreia e venceram a Costa Rica pelo placar mínimo embaixo de um autêntico clima de inverno em Denver. Por último, jogando em casa pela primeira vez nesta fase, a Jamaica deixou escapar a vantagem inicial sobre o Panamá e ficou no 1 a 1.

A seguir, o FIFA.com faz um resumo da movimentação da agitada noite de sexta-feira na região da América do Norte, América Central e Caribe.
O jogo da rodadaHonduras 2 x 2 MéxicoOs mexicanos pareciam ter feito o mais difícil para sair com uma vitória de Honduras, mas subitamente algo deu errado. O sempre perigoso "Chicharito" Hernández fez os primeiros gols do México no Hexagonal com muito oportunismo – o primeiro de cabeça e o segundo com os pés – abrindo uma boa vantagem de 2 a 0.
Mas aos 31 minutos do segundo tempo os hondurenhos, que haviam vencido os americanos na estreia no mês passado, recuperaram o fôlego. Primeiro, Carlo Costly subiu mais alto do que a defesa para completar um escanteio com uma cabeçada. Apenas três minutos depois, Jerry Bengtson pegou o rebote do pênalti que ele mesmo havia cobrado e perdido, e igualou. A essa altura, Chicharito e seu companheiro de ataque Giovani dos Santos só puderam assistir do banco aos três pontos se transformando em apenas um – ambos foram substituídos com câimbras, exaustos.
Os outros jogosLonge do clima abafado da segunda maior cidade de Honduras, as Montanhas Rochosas do estado do Colorado, nos Estados Unidos, reservaram um cenário de inverno para a vitória americana por 1 a 0 sobre a Costa Rica. Disputado sob uma nevasca, o jogo serviu perfeitamente aos americanos, que precisavam mostrar seu futebol após enfrentar duras críticas da imprensa pela derrota para os hondurenhos.
Clint Dempsey foi o autor do gol do triunfo logo aos 16 minutos, quando aproveitou um chute desviado de Jozy Altidore e bateu para o gol vazio. Como a neve continuava caindo e se acumulando sobre o gramado, o árbitro chegou a interromper o encontro aos dez minutos do segundo tempo, mas logo depois voltou a autorizar as ações. Não foi exatamente o jogo mais bonito de todos os tempos, mas merece entrar na lembrança dos americanos e de sua animada torcida.
Por último, a Jamaica contou com um belo dia de sol e entrou em campo confiante em seu primeiro jogo em casa no Hexagonal. O conjunto parecia ter tudo encaminhado para a primeira vitória sobre oPanamá em eliminatórias quando Marvin Elliott marcou de cabeça aos 22 minutos. Mas a falta de concentração permitiu que os panamenhos empatassem com Luis Henríquez aos 20 da segunda etapa. Foi a segunda igualdade de ambas as seleções nesta fase.
O jogador da rodadaCarlo Costly (HON)A seleção de Honduras está repleta de novos e promissores jogadores, mas foi a experiência de um velho conhecido da torcida que salvou o dia diante do México. Com os visitantes vencendo por 2 a 0 e menos de 15 minutos para o fim do jogo, Costly, um centroavante que já rodou o mundo e atualmente defende o modesto Veria grego, mostrou o que sabe. Em uma cobrança de escanteio, ele subiu mais alto no segundo pau e cabeceou para o gol. Apenas três minutos depois, o atacante de 30 anos partiu em arrancada até a área mexicana, onde forçou a falta de "Maza" Rodríguez e não deu alternativas ao árbitro jamaicano Courtney Campbell, que teve que marcar a penalidade máxima. Esses curtos, mas produtivos minutos de Costly não serão esquecidos tão facilmente pela torcida hondurenha. Nem pela mexicana.
O gol da rodadaMarvin Elliott (JAM)
Jamaica 1 x 1 Panamá, 22/1ºT
O clima era de festa no Estádio Nacional de Kingston, chamado carinhosamente pelos locais de "O Escritório". Mas só foi no 22º minuto de jogo que a torcida jamaicana teve motivos para comemorar. Elliott voou para acertar uma forte cabeçada que terminou no fundo do gol, desatando a loucura nas arquibancadas depois do nervosismo inicial. Todos os dez companheiros de equipe perseguiram o atacante em uma carreira até a linha do meio de campo, mas a alegria não durou muito, já que os donos da casa acabaram somando só outro empate.
O número
27
 – É o total de jogos consecutivos em eliminatórias em que os Estados Unidos marcaram ao menos um gol. Desta vez, o oportunismo de Clint Dempsey bastou para que o conjunto saísse com uma vitória simples da nevasca de Denver e fez dele o maior artilheiro americano em torneios classificatórios para a Copa do Mundo da FIFA, com 12 gols.
O que eles disseram"Conseguimos marcar o gol no início e isso realmente nos ajudou. Estava difícil de enxergar qualquer coisa em campo com aquela neve chegando ao tornozelo, mas mantivemos a união e fizemos nosso trabalho. As eliminatórias são sempre cheias de emoções, mas subimos na tabela com essa vitória. Agora, espero que possamos ir até o México para o jogo da próxima terça-feira (26 de março) e agitar a disputa."
Clint Dempsey, capitão dos EUA, falando sobre gol da vitória sobre a Costa Rica, o duro início de campanha no Hexagonal e o clássico norte-americano contra os mexicanos no Estádio Azteca
Quarta fase das eliminatórias da CONCACAF (Hexagonal Final), segunda rodada22 de março de 2013Honduras 2 x 2 México
Jamaica 1 x 1 Panamá
Estados Unidos 1 x 0 Costa Rica
A seguir26 de marçoCosta Rica x Jamaica
México x Estados Unidos
Panamá x Honduras

Classificação:
1. Honduras - 4 pontos
2. Estados Unidos - 3
3. Panamá - 2
4. México - 2
5. Jamaica - 2
6. Costa Rica - 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário